DICAS DA SOLVENTEX PARA O MERCADO SERRALHEIRO

Retomada da economia será gradativa, mas é preciso manter o foco e estar preparado para as novas demandas

A pandemia do novo coronavírus afetou a economia mundial e, no Brasil, micro e pequenos empresários sofreram um grande impacto, incluindo o setor serralheiro. Mas, em toda crise, existem oportunidades. Durante esse período, apesar de ter apresentado uma retração entre os meses de março e junho, o segmento de construção civil se destacou como atividade essencial e apresenta sinais de retomada. Além da nova demanda de obras em hospitais e outras instituições de saúde, as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa, com as medidas de isolamento social, e aproveitaram para fazer reformas e melhorias nos imóveis, abrindo novas possibilidades para o setor. 

Nos próximos meses, a recuperação da economia será gradativa, mas é preciso manter o foco e estar preparado para as novas demandas. A inovação é uma grande aliada nessa fase, tanto no processo produtivo como nos produtos oferecidos, para atender as necessidades de um “novo normal” e um mercado cada dia mais competitivo. Observar o setor, em busca de modelos de negócios que se adaptem à nova realidade, e trocar ideias com a equipe, parceiros e fornecedores podem ajudar a identificar oportunidades. 

Comunicação: “Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o Chacrinha. E hoje mais ainda. A comunicação pode ser um grande divisor de águas e o relacionamento é a palavra de ordem. É imprescindível organizar uma lista com os contatos dos seus clientes e prospects e, assim, poder contar sobre seus serviços, cases e novidades. Para montar uma boa lista, é importante ir além dos contatos básicos, como e-mail e telefone, e incluir a data de nascimento, para lembrar do aniversário de cada um e enviar uma mensagem bem simpática. Ao fazer um orçamento ou uma venda, sempre anote o nome, telefone (fixo e celular) e e-mail do cliente. Acima de tudo, é essencial manter essa lista sempre atualizada. 

Você pode, ocasionalmente, enviar e-mails marketing ou mensagens por WhatsApp, desde que não sejam em um número excessivo e inconveniente. É preciso usar estes recursos com prudência e informações relevantes. 

Redes sociais: Hoje, todo mundo recorre às redes sociais para procurar produtos e serviços. Não é tão caro fazer um site e isso mostra organização e profissionalismo da empresa, além de ser um cartão de visita disponível para novos clientes conhecerem seu trabalho. Peça a ajuda de amigos com mais experiência neste segmento, para aconselhamento e indicação de agências de comunicação que possam desenvolver um bom projeto para sua empresa. Caso não seja possível criar um site, é preciso ter pelo menos uma página no Facebook, mostrando seus trabalhos, diferenciais e recomendações positivas. Mas, atenção: é importante mostrar seus produtos e serviços como uma vitrine. 

Marketing Digital: Para empresas com mais recursos, vale a pena apostar em um serviço profissional de marketing digital e SEO, um conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados de busca do Google, gerando leads e contatos espontâneos de clientes que estão procurando pelos seus serviços. 

Marketing de Influência: Aliar sua marca a influenciadores digitais pode ser uma grande oportunidade. Esses profissionais têm uma comunidade engajada e são bons divulgadores porque estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas, mas é preciso escolher certo. O influenciador deve ter um público que converse com o seu segmento. Não se prenda apenas ao número de seguidores. Hoje, existem agências especializadas neste serviço, que podem dar um melhor direcionamento para não usar seus recursos de maneira pouco profissional. 

Finanças: Em momentos de incerteza econômica, é essencial que a empresa mantenha todos os processos gerenciais do negócio em ordem. O coração desses processos é a gestão financeira, que é tão importante quanto controlar as obrigações já existentes e evitar a aquisição de novas dívidas. 

Inicie sua gestão financeira pelo lançamento exato de todas as suas despesas, receitas, estoques e caixa no seu sistema de gestão. Se a sua empresa não dispõe de um sistema, não tem problema: anote todas as suas vendas, separe suas contas em pastas, use planilhas, o importante é registrar tudo. 

Com estas informações, é possível visualizar sua real situação financeira. Uma boa gestão permite ao administrador conhecer a atual condição da sua empresa e, a partir dos indicadores econômicos, obter dados consistentes para projeção de cenários, com o objetivo de manter os ganhos e honrar os compromissos assumidos com terceiros. 

Parcerias: É importante fazer parcerias com arquitetos, engenheiros, empreiteiras e outros profissionais do setor, para ampliar suas vendas. Faça uma pesquisa de potenciais contatos, se apresente e mostre seu trabalho. Além de se tornarem clientes, podem ser boas referências para indicação de novos trabalhos. 

Atualizações: A informação é uma ferramenta poderosa e, hoje, tudo está na internet. Faça novos cursos dentro do seu setor e se atualize sobre tendências do mercado no Brasil e no mundo. Se você não fala inglês, dá para usar aplicativos como o tradutor do Google e pesquisar empresas semelhantes à sua nos Estados Unidos e em países da Europa, que sempre apresentam novidades. Cursos de empreendedorismo também valem a pena, pois apresentam informações e soluções diferenciadas. Outra forma de se manter atualizado é seguir seus concorrentes nas redes sociais e acompanhar, de verdade, o que acontece no setor. 

Confiança e Resiliência: Estamos passando por uma fase atípica e ela atingiu a todos, igualmente. Alguns setores estão sofrendo mais, como o de turismo e moda. Mas o que já sabemos é que as grandes oportunidades podem surgir exatamente nos momentos mais difíceis, quando temos que sair do lugar comum e buscar novas alternativas. Especialistas em empreendedorismo afirmam que nestes momentos nascem grandes negócios e ideias. Por isso, é importante manter a calma, analisar com prudência e realidade todas as alternativas e se manter firme nos propósitos, preservando sua saúde e o entusiasmo que gera boas energias para continuar e vencer. 

Nós, da Solventex, acreditamos em um futuro promissor para todos, pautado na perseverança, força e fé.  Contem conosco. 

#Covid-19 #Pandemia #Negócios #Serralheiros #Empreendedorismo #SolventexTintas #TintaIndustrialEspecial #TintaIndustrial 

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.