Os benefícios das tintas industriais para conservação de tanques de armazenamento.

A corrosão é um processo natural de oxidação de uma superfície metálica, podendo ocorrer pelas ações do tempo ou de outros meios agressivos, como os produtos químicos. Por isso, os compartimentos que serão destinados ao armazenamento desse tipo de solução, em ambientes industriais, precisam ser devidamente preparados. Normalmente constituídos por chapas de aço carbono, os tanques podem ter sua vida útil ampliada, assim como diminuir a frequência das manutenções, a partir do uso de produtos para revestimento, como as tintas especificamente desenvolvidas para essa finalidade.

Além de garantir o uso do tanque por mais tempo, a proteção correta desses compartimentos pode evitar que substâncias provenientes de tintas inapropriadas ou partículas de ferrugem se misturem ao fluido armazenado, tornando-o inadequado para uso e gerando ainda mais prejuízos. A pintura é um método de proteção eficiente, apresenta ótimo custo-benefício, prolonga a vida útil do substrato e exige poucas manutenções.

As tintas à base de resina epóxi estão entre as mais indicadas para essa aplicação, inclusive, fazem parte das soluções recomendadas em normas técnicas de grandes indústrias para tanques de petróleo, por exemplo. Elas apresentam alto desempenho, boa aderência e durabilidade, e são capazes de proteger as superfícies expostas às substâncias químicas.

“No sistema de pintura interna de tanques de armazenamento, deve ser realizada, primeiramente, a aplicação de tinta de fundo ou primer, que proporcionam a aderência das camadas seguintes e proteção anticorrosiva ao substrato. Em seguida, é aplicada a tinta intermediária, que oferece mais espessura e pode ser feita com uma segunda aplicação do primer. Por último, vem a tinta de acabamento responsável por proteger o substrato e dar a cor desejada. Já a parte externa pode contar com a aplicação de um primer de alta espessura, seguido por um esmalte epóxi”, explica José Alves Cintrão Neto, consultor técnico da Solventex.

Para a pintura de reservatórios de produtos químicos, a Solventex apresenta uma linha completa de soluções, como o Primer Epóxi Poliamida, ideal para superfícies de aço carbono, com excelente resistência a imersão em soluções ou vapores de produtos químicos. Entre as opções de tintas com dupla função (fundo e acabamento), a marca oferece a Tinta Epóxi Mastic, à base de resina epóxi bicomponente e de alta espessura, indicada para aplicação em aço galvanizado envelhecido, aço carbono, tubulações, estruturas metálicas, equipamentos e instalações industriais em áreas químicas. Outro destaque é o Esmalte Epóxi, tinta para acabamento e manutenção em superfícies metálicas, ferrosas, equipamentos industriais, tubulações, tanques, estruturas industriais para o setor petroquímico, ambientes marítimos e navais.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.