Passo a passo para o uso de contêineres na arquitetura.

Há mais de meio século no segmento de tintas industriais e com mais de 30 itens em seu catálogo, a Solventex conta com produtos para a recuperação, pintura e proteção dos contêineres marítimos para esta finalidade.
Para auxiliar quem pretende adotar esse modelo arquitetônico no seu projeto, o consultor técnico da Solventex dá as dicas

1- Limpeza pesada: o primeiro passo é limpar toda a área interna e externa do contêiner, já que não é possível saber que tipo de material foi transportado quando ele estava em uso. O ideal é usar produtos desinfetantes para uma higienização eficiente

2- Lixamento mecânico: prepare a superfície metálica com ajuda de lixadeiras e escova de aço, para retirar a tinta e outras camadas de produtos do contêiner. É importante eliminar os pontos de ferrugem e corrosão.

3-Lixamento manual: onde a ferramenta mecânica não alcança é preciso lixar, manualmente, cantos e outros espaços da estrutura metálica precisam ser lixados para a correta fixação dos materiais de preparação e pintura.

3-Escolha as tintas: é preciso levar em conta o ambiente em que a construção será instalada e suas intempéries, usar um bom primer e uma tinta de acabamento apropriada ajuda a aumentar sua durabilidade. Para quem prefere um acabamento com brilho, Cintrão recomenda o uso da linha de esmaltes acrílico e poliuretano da Solventex, mas orienta que quando optamos por um acabamento brilhante em um material que esta sendo reaproveitado, é natural que algumas falhas e imperfeições do container apareçam mais. Caso queira “maquiar” estas imperfeições, opte por um produto com acabamento acetinado.

4-Comece a pintura: aplique dua demãos do primer Zarcotex, Primertex ou Linha Premium da Solventex, com ação anticorrosiva o primer ajuda a proteger o material, sendo essencial na preparação de superfície, além de ser um promotor de aderência formando uma base para a tinta de acabamento, que facilita o trabalho de pintura. Para o material galvanizado, o especialista recomenda o uso do Primer Galvanitex.

Depois da aplicação do primer é preciso esperar o intervalo entre demãos, conforme orientação técnica, inicie a aplicação da tinta de acabamento e fique atento à preparação correta da superfície e ao processo de homogeneização da tinta, para garantir um bom resultado no trabalho.

Para uma finalização mais rápida, o especialista indica o uso do Primer Acabamento Solventex, este primer garante beleza e proteção, proporcionando um fino acabamento acetinado. Devido a sua formulação, dispensa o uso de primers ou fundos anticorrosivos às superfícies de metal, tornando o trabalho de pintura mais rápido, prático e econômico.

6 – Finalize as demais estruturas: se a construção contar com outras estruturas metálicas, faça a limpeza com solventes e repita o passo para aplicação do Primer Acabamento Solventex.

Para projetos mais elaborados, a Solventex conta com uma equipe de especialistas que oferece uma consultoria para a escolha de cada produto e finalização. “É importante saber onde esse contêiner vai ficar para escolher o acabamento correto. Área urbana, rural ou orla marítima, existe o tratamento correto para cada caso”, finaliza o consultor técnico.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.