Você sabe como evitar a formação de empolamento ou bolhas na pintura?

Você sabe como evitar a formação de empolamento ou bolhas na pintura?

Existem técnicas para evitar ou corrigir esses defeitos, muito comuns em ambientes sujeitos à maresia, por exemplo.

Vários fatores podem ocasionar a formação de empolamento ou bolhas na superfície que recebeu a pintura. Esse encapsulamento pode ocorrer por conta do processo de preparação da tinta, na aplicação (quando o método for o bombeamento), devido a secagem superficial do filme, pelo uso de solvente de evaporação rápida ou por conta da superfície mal preparada ou oleosa.  Mas a razão mais comum é o excesso de umidade no substrato ou no ambiente: esses são os grandes vilões do processo de pintura.

Para evitar o problema, o procedimento deve ser realizado com produtos formulados especialmente para as intempéries de ambientes marítimos: aplicar espessuras conforme a recomendação e usar solventes indicados para cada produto, bem como tentar eliminar toda umidade, são algumas das precauções necessárias. A correta limpeza do substrato que vai receber o produto também é uma dica útil para qualquer trabalho de pintura.

Mas quando o empolamento já estiver formado, o melhor é esperar secar e lixar a área afetada, preparar novamente a superfície e pintar seguindo as recomendações técnicas.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.